sexta-feira, 18 de junho de 2010

O QUE SERÁ O TROPEIRÃO ILUSTRADO


O QUE É O TROPEIRÃO ILUSTRADO?

Bistecão Ilustrado (SP) é hoje uma “franquia de encontrões” (confraternização de artistas gráficos/ilustradores) - conforme o ilustrador Montalvo Machado - pelo Brasil todo e acabou inspirando sua versão itabirana, o  Tropeirão Ilustrado.

Berbigão Ilustrado - Florianópolis, SC; Rabiscão - Brasília, DF; Trem Bão Ilustrado - Belo Horizonte, MG; Costelão Ilustrado - Curitiba, PR; Baião Ilustrado - Fortaleza, CE, são outras versões que acontecem pelo país.

Em um encontro como o Tropeirão Ilustrado o que mais se espera é muita diversão, pois a arte de desenhar, pintar; a arte de criar com papel e lápis em punho através de belas ilustrações ou descompromissados rabiscos traz, além do conhecimento, puro entretenimento. Se juntada à música, poesia, contadores de piadas e modelos vivos, a coisa melhora muito mais. E se agregar a fotógrafos, escritores, jornalistas, pintores, artistas plásticos e mais um tanto de gente que marca presença para matar a curiosidade e acabar entrando na roda, além de um bom show para fechar a noite, o evento cumpriu com seu propósito.

Tropeirao Ilustrado fomentará ricos momentos junto a artistas profissionais da área das artes gráficas no Brasil, em especial os mineiros, já que o propósito é trazer para os artistas da região o mesmo entusiasmo e qualidade dos encontros nacionais e um algo mais.

Um momento para toda a família saborear o mais delicioso de todos os feijões tropeiros e sua tradição das cantinas mineiras, sua história, - que vai do tropeirismo de Itabira/Ipoema e a estrada real - dando origem a esse encontro familiar.


5 comentários:

  1. Ótima idéia Laz, agora, o melhor local de Itabira para sediar este evento é IPOEMA, o próprio nome já diz Tropeirão Ilustrado, nada melhor do que a terra da Cultura Tropeira. Tenho certeza que se for aqui será um sucesso, como foi o Festival de Cinema e terá outras versões nos anos seguintes. com o apoio da Pousada Tropeiro Real você já pode contar.
    Roneijober Andrade

    ResponderExcluir
  2. Não é Itabira do Mato Dentro mais não, é só Itabira... xD

    Mas é um ótimo evento, eu quero estar lá!
    Eu gosto de desenhar, esse blog é todo ilustrado por mim (pelo menos 90% das coisas)
    http://zoorisland.blogspot.com (;

    ResponderExcluir
  3. Haha! Bùnguinho, sabemos disso. Mas Do Matto Dentro é mais charmoso. E claro! Você participará do Tropeirão!

    Ronei, sim sim, Ipoema é o lugar ideal, também! Afinal, o Tropeirão, inicialmente, vem com a proposta de ser trimestral, bimestral e, poteriormente, mensal! Ou seja: não é evento para porte anual. Mas também a Pousada tropeiro Real será um excelente local para um encontrão anual, aos portes do Cineipoema, como sugeriu.

    Obrigado, amigos!

    ResponderExcluir
  4. Vamo que vamo Laz to ancioso pra ver a data anunciada e poder comprar minha passagem feliz pra me juntar a grandes artistas num evento q tem tudo pra dar certo.
    Vou precisar de pousada viu me indiquem uma boa e barata kkkk.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, meu amigo! Teremos um bom serviço com boas indicações de hotéis e pousadas para atender quem vem de fora e, claro, comida boa e barata vai ficar por conta do tropeiro das cozinheiras da cidade do tropeirismo, lá do distrito de Ipoema!
    As datas ao menos para começar estão se divergendo por varios fatores, mas todos positivos. Então, o negócio é estudar melhor qual será a melhor data. Grande abraço!

    ResponderExcluir